18 de jan. de 2010

X-Men #97


A X-Men de janeiro começa com muita ação, monstros gigantes e histórias atrasadas. Não entendeu? Então continue lendo que eu explico direitinho.

Comecemos então com Fabulosos X-Men (Uncanny X-Men 506 e 507): Emma Frost acorda de um pesadelo . Sim, um grande pesadelo: no meio de um monte de quadrados brancos bidimensionais, há um que é negro. Ela o toca e ele começa a consumi-la, deixando seu cabelo e vestes negras também. (Não entendeu? Nem eu. Vamos esperar e ver se isso faz sentido mês que vem).



Que sonho bizarro, hein filhota?


Mas a história não tem nada a ver com isso. Na verdade a história está dividida em 3 partes: Colossus tentando salvar algumas mulheres das garras daquele inimigo dele todo tatuado (e sem graça. Nem vou perder tempo procurando saber o nome dele), alguns ex-mutantes pedindo abrigo na nova Mansão X e o Fera recrutando seu último aliado para a suposta “cura” do dia M. Se querem minha opinião, essa é a única parte de toda a história que é boa.Ele e sua equipe procuram pelo Dr. Yuriko Takiguchi (que pelo visto é especialista em biologia e coisas do tipo). O velhinho mora no Japão (dã!), mais especificamente na Ilha Kunashir.



Essas falas me fazem rachar o bico


Como o velhinho deveria estar tecnicamente morto, o Fera não o avisou da visita, então um sistema defensivo é acionado e caranguejos mutantes (e gigantescos) começam a atacar o herói e sua equipe (o Clube X - e o Anjo, que está ali no meio também). Porrada, porrada, porrada (mas muito gostosa de ver, pois há muitos momentos de humor aí no meio) e eles chegam até a ilha. 



E você ainda quer saber por que eu amo essa equipe? Olha a cara do fera!
 

O Dr. Takiguchi está vivo (dã!), mas fez uma pequena confusão: achou que eram os russos que estavam atacando o lugar para roubarem suas pesquisas. Até aí tudo bem, afinal, ele percebe logo que está entre amigos. Mas o esperto doutor não se mostra muito espero ao dizer que acionou o botão de autodestruição por achar que o grupo fazia parte dos “camaradas”. Botão de autodestruição? Tudo vai pelos ares? Nãããão! Na verdade o que vai acontecer é que um Godzilla verde e deformado (batizado de “Leviatã”) vai destruir tudo e todos que estiverem por ali. E o pior: ele é mole por dentro, mas por fora é tão forte que nada ali no laboratório é capaz de detê-lo.



Grahurrrrr!


Momento filosófico:
“Mas... se nada é capaz de detê-lo”, penso eu, “então como ele estava ali até agora sem atacar ninguém? Afinal, o botão não deu ordens pro bicho nem nada. O que fez? Libertou-o de uma cela? Ao que parece, essa é uma idéia estúpida demais. OK, vou considerar que ele estava hibernando esse tempo todo e que a vontade de destruir especificamente aquele lugar e as pessoas de lá de dentro não passa de uma raiva natural colocada em seu cérebro”
Fim do momento filosófico.


Nessa hora o Anjo percebe que só ele pode salvar a pátria e se transforma no Arcanjo (pra quem não sabe, ele pode se transformar em Arcanjo. Isso aconteceu na X-Men Extra, mais especificamente com a X-Force). O problema é que esse era um segredo e o Fera fica puto da vida ao saber que o Anjo não havia contado pra ele sobre esse seu novo estado.



"Eu passei de herói sem graça para super cotado num segundo!"


Aí a porrada rola solta, mas o Matt Fraction conseguiu transformar mais uma vez a porradaria em algo interessante. Ao mesmo tempo que o Leviatã apanha do Anjo, o Colossus bate em seu inimigo e a troca de quadros e de lugares faz com que as lutas se tornem parecidas (tá difícil explicar, né? Melhor vocês mesmos olharem a imagem abaixo).



Balas sempre passam de raspão, fato


O único momento “não é possível” é a hora em que o Colossus toma um tiro a queima-roupa e ele passa de raspão no seu rosto. E esse tiro foi dado por um mafioso russo com muita experiência.

Leviatã destruído, mafioso estrangulado (mas não morto, apenas derrotado) e o Colossus finalmente consegue tatuar em seu peito uma homenagem ao seu amor, Kitty, que morreu há pouco tempo. E o Fera pergunta para o Anjo porque ele não contou sobre a transformação de Arcanjo antes. O Anjo diz que não pode contar e vai embora (e nós sabemos porque: A X-Force é um grupo comandado pelo Ciclope, mas nenhum mutante de fora dela tem conhecimento dessa equipe brutal e assassina).
A história termina com uma grande interrogação. Emma Frost conversando com Sebastian Shaw, ex-membro do Clube do Inferno. Só que o cara aí está preso em uma das celas de contenção dos X-Men, que anulam o poder de seus inimigos. Emma diz que ele está ali porque o amigo dela, Namor (mas hein, o Namor é amigo dela?), queria ele morto (por cometer crimes contra ele) e se Shaw permanecer ali na mansão, preso, ele continua vivo, pois fica escondido do príncipe submarino. Essa interrogação que fica na nossa testa vai sumir mês que vem, pois será explicado tudo sobre esse episódio (pelo menos é o que diz o “na próxima edição” da revista).



Olha o ex-integrante do Clube do Inferno!
 

E depois ainda temos um trechinho de conversa do Magneto com o Alto Evolucionário. Ao que parece ambos estão um passo à frente da equipe do Fera e o primeiro teste para recuperar os humanos é feito em ninguém menos do que o próprio Magneto. Pela imagem, ele ficou mais poderoso do que nunca (e o velhinho parece ter só uns 40 anos).



Tá novinho né?


Mas chega de enrolação e vamos para a próxima história, que na verdade são três. É a X-Men Divided We Stand 1, que deveria ter saído por aqui logo após o Complexo de Messias. Então o que vemos é um conjunto de histórias atrasadas. E nem um pouco importantes.


Comecemos com Nehzno. Você lê X-Men há 20 anos e não sabe quem é o Nehzno? É porque você é normal. Ele é um menino com sangue wakandano misturado com estrangeiro que tem uma força incrível, mas que não pode usá-la porque isso pode matá-lo. Para controlar sua força, um xamã aplica na pele do garoto uma tinta feita de vibranium. Ele também aprendeu muito a meditar. Mas o povo de Wakando o despreza, não por ser mutante, mas por não ter sangue puro (e o que é mais engraçado é que sua mãe também o despreza por isso. O que aconteceu então pra ele nascer? Mitose? Pela foto que o menino segura, a mãe dele gostava muito do pai). Ele então se lembra da época dos x-men, do grupo que tentou acolhê-lo e a rejeição que ele deu. Agora ele colhe tudo isso, pois está sozinho em Wakanda.



Nehzno, o zé ninguém da turma


A segunda história é sobre o Anole, que fugiu de sua cidade. Estrela Polar tenta encontra o garoto e tenta entender o porque. Anole explica que ele foi bem recebido, mas que depois de um tempo percebeu que aquela vidinha da cidade pequena não servia mais pra ele e que ele não se encaixava mais ali. A única boa cena é o final, onde ele dá uma baita cotovelada na cara do Estrela Polar (e o problema aqui é que a história já está velha, pois o Anole agora faz parte dos Novos X-Men). Ponto aí pro desenho, que apesar de ser meio “tosquinho”, faz os jovens X-Men serem crianças mesmo e não “mini adultos” igual a maioria dos desenhistas faz.



Belo soco


E pra concluir, vemos qual é o destino do Satânico. Ele pelo visto não morreu mesmo depois da Lady Letal atravessar o braço inteiro no peito do garoto. Ele acorda em um quarto, depois de muito tempo. E é abandonado ali pela Emma Frost. O garoto não quer voltar pra casa, quer ser um x-men. E sua raiva é tanta que ele procura o própria Magneto para se vingar dos X-Men. Mas até o Magneto o rejeita (coitadinho), dizendo que ele não deveria estar ali, porque ele gosta muito dos X-Men e não deveria fazer mal a ele. E Magneto também não vai matá-lo, porque sobraram poucos mutantes no planeta.





O esquentadinho se ferrou


E finalmente, temos os Jovens X-Men (Young X-Men 7). É uma história curta, mas que solta uma bomba: uma pessoa do grupo não é um mutante! (oh!) Quem seria?



Tã dã!



O grupo resolve acompanhar o Mancha Solar e a Dani Moonstar até uma ilha pra resolver o mistério de uns pedreiros desaparecidos. A ilha revela ter monstros gigantes e tanto a Moonstar quanto o Mancha Solar percebem que a ilha é uma Krakoa. Mas peraí! Krakoa não era a ilha que os X-Men encontraram há muito tempo atrás e que eles descobriram que era uma ilha viva? Como assim então essa é uma “krakoa”? É uma resposta simples: Se aquela ilha era um ser vivo, provavelmente existem mais da mesma espécie! Gostou da resposta? Nem eu. Não tem nada a ver.



Como as krakoas se reproduzem?



Mas no fim isso não interessa. O que interessa mesmo é que a Soraya, conversando com o Sr. Pierce (aquele maluco robô assassino) revela que ela está morrendo, mas que não vai contar pra ninguém. Por que ela está morrendo ninguém sabe.


Ah, e você ficou curioso pra saber quem não é um mutante? Aí vai: É o Tatuado. Mas êpa! E os poderes dele? Relaxa, gente! É que é o tatuador do cara que é mutante! (que merda hein?).





O cara tem poderes mas não sabe


Apesar de seus baixos, acho que a X-Men desse mês está muito legal e vale a pena você gastar R$7,95 nela.



Antes de me despedir, deixo em aberto: Mas afinal, quem é aquele mutante cinza que tem parentesco com o professor Xavier? O cara apareceu pouco até agora, mas vamos ver no que dá!



"Sou feio e velho"

6 comentários:

Matt disse...

Essa imagem do Nehzno me lembrou muito malhação. Tipo.. Jovens, se pegando, aí tem o cara com problema social e brigas. Super teen.

E me responda Urso... como as Krakoas se reproduzem? Heuheuehuehuheuheuheuheu

Marcelo Tamaoki disse...

Pensei que o Clube X havia sido criado para achar uma cura para o vírus legado, que agora está de volta.

Bruno Bello disse...

Vírus legado de volta? Pensei que isso tivesse acontecido na IS e o Fera já tivesse a cura...

Marcelo Tamaoki disse...

Aconteceu na IS...
Mas ele ja tem uma cura ???
Ixi acho que dormi em uma parte ai hein... suahsuahsuah

Risso disse...

Quem disse que o tatuador não sabe?

Afinal, se ele não soubesse todos os seus clientes teriam poderes também e aparentemente não é o que aocntece.

Acho que o Tatuado foi meio que escolhido por ele sabe-se lá pormqual motivo.

Bruno Bello disse...

Pode ser. É que eu parti do princípio que inventaram isso nas coxas e vai ficar malfeito xD